MARCELA GODOY


Sep 13, 2008

Cidades Ilustradas - São Paulo

Cidades Ilustradas - São Paulo

Participei deste projeto extraordinário em 2006.

David Lloyd, co-autor de V de Vingança, veio a São Paulo, a convite da Editora Casa XXI, para retratar a cidade e registrar suas impressões num livro, que compõe parte de uma coleção maravilhosa pensada por essa grande editora carioca.

Quem me indicou para esse trabalho foi um amigo muito querido, Sidney Guzman, como vocês sabem, um dos mais competentes e premiados jornalistas de quadrinho, hoje braço direito de ninguém menos que Mauricio de Sousa.

Neste projeto fiquei incumbida de, em conjunto com o editor do trabalho, Roberto Ribeiro, elaborar, definir, organizar e acompanhar todo o roteiro de visitação do David. A orientação, tanto do editor quanto de David, era de que o livro não se trataria de um 'cartão postal' de São Paulo, mas de uma publicação realista em todas possibilidades, que mostrasse a cidade nas suas faces mais belas, mas também nas mais sombrias. Adicionalmente à tarefa de 'cicerone', participei, também, realizando a pesquisa fotográfica de base para o projeto gráfico e, finalmente, fiz a tradução/adaptação do texto original de Lloyd.

O resultado, de que muito me orgulho por haver contribuído, foi um trabalho belíssimo que mostra a São Paulo de todos os paulistanos, os incluídos e os excluídos.

Aqui, você baixa as ilustrações do livro em formato PDF.

Abaixo segue o vídeo de uma reportagem feita pelo Jornal Hoje para a visita (em que apareço com Lloyd), conduzida por Rodrigo Vianna, hoje na Rede Record.