MARCELA GODOY


Sep 10, 2008




Sete Segundos de Eternidade

Sete Segundos de Eternidade foi minha primeira publicação independente.

Feita em parceria com Thiago Cruz, é uma loucura sobre um assunto pelo qual sou fascinada: física.

A premissa é simples: os sete princípios da física quântica, transformados em personagens, resolvem testar a teoria do físico austríaco Erwin Schröedinger, conhecida como "O Paradoxo do Gato de Schröedinger". Para tanto, aprisionam a Morte forçando-a a olhar para seu próprio reflexo.

O trabalho de arte do Thiago, de quem sou grande admiradora, foi fundamental para que o projeto funcionasse.

A revista foi lançada em 15 de Maio de 2004, na Quanta Academia de Artes.

Veja abaixo as resenhas publicadas sobre Sete Segundos de Eternidade.

Quem quiser comprar, envie um email para marcela.godoy@uol.com.br

Universo HQ

HQ independente brinca com os conceitos de morte e eternidade

Por Marcelo Naranjo, sobre o press release (14/05/2004)

No dia 15 de maio, a partir das 12h, Marcela Godoy e Thiago Cruz estarão na Quanta Academia de Artes - Unidade I (Rua Minas Gerais, 27 - Higienópolis - São Paulo/SP - Tel.: 0XX-11-3214-0553), vendendo e autografando a revista Momentum - Sete Segundos de Eternidade (formato 15 x 20 cm, 20 páginas em preto-e-branco, capa em duas cores, R$ 3,00).

A revista é produção independente, a primeira da série Momentum, e traz uma história na qual os autores discutem questões relacionadas a conceitos da física e suas conseqüências na vida cotidiana.

E se a Morte fosse um "sujeito"? E se, para morrermos, bastasse apenas um olhar dela? E se houvesse uma maneira de fazer com que ela olhasse para si mesma? Seria possível matar a própria Morte? Estaria a Eternidade ao alcance de um simples olhar?

Sete Segundos de Eternidade é uma brincadeira com o "Gato de Shrödinger", um experimento mental do universo da mecânica quântica que sugere que a morte é um estado determinado pelo olhar do observador. Os princípios matemáticos, transformados em personagens, resolvem, numa mesa de pôquer, brincar com a possibilidade de eternizar um momento...

O roteiro é de Marcela Godoy, ex-aluna do curso de roteiro de Sérgio Codespoti (editor do Universo HQ), na Quanta Academia de Artes, e a arte é de Thiago Cruz, que além de publicar nos fanzines Ainda? e Vasos e Baratas, já fez ilustrações para as edições especiais da revista Superinteressante.

No dia 15 de junho, ocorrerá ainda o lançamento do primeiro livro de Marcela Godoy, O Primeiro Relato da Queda de Um Demônio, com ilustrações de Marcelo Campos, pela Devir Editora, na livraria FNAC de Pinheiros.


BLOG Os Loucos :: 19.5.04 ::

Dia do Julgamento.

(...)
UFFFA! Vamos continuar, ainda relacionado à Quanta e ao AINDA?, comentando a revista sete segundos de eternidade, escrita por Marcela Godoy e desenhada por Thiago Cruz, dois ex-alunos da escola e colaboradores do fanzine. Inicialmente pensada para participar da edição sobre a morte da FRONT, a história desta revista independente faz uma brincadeira séria em cima de uma proposição da Física Quântica que sugere que a morte é determinada pelo olhar do espectador, o que resulta numa história um pouco confusa, mas poética no bom sentido, sobre a morte. Com uma semelhança ao Sandman de Neil Gaiman, mas de forma meio perdida e gratuita, a história rola em cima de um jogo de cartas de "deuses", por assim dizer, onde eles fazem uma brincadeira baseada na tal proposição do "gato de shrödinger". A Marcela, além de escrever esta história, ainda lancará seu primeiro livro pela Devir, O primeiro Relato da Queda de um Demônio no dia 15 de Junho, com ilustrações internas do Marcelo Campos.

Os desenhos do Thiago Cruz ainda podem melhorar, mas eles têm uma ótima qualidade: seguem o mesmo estilo para as pessoas e cenários, uniforme durante toda a história. É muito comum os desenhistas darem mais atenção aos personagens do que aos "elementos de cena", e o Thiago fez isso muito bem. A página mais bonita da HQ é também o momento mais emocionantes da história, uma cena aberta mostrando o silêncio de um deserto e a face da morte projetada num céu estrelado.
Tirando escolha do jogo de cartas dos seres superiores, cada um com uma "fonte" diferente nos balões, um jeito um pouco esgotado de tratar desse tipo de conto, é uma boa história que poderia ter sido apresentada modestamente num fanzine ou numa revista mix como a FRONT, mas que ganhou um tratamento especial e se tornou uma revistinha interessante e bonita, com capa chamativa em 2 cores, o início legal de carreira. Os criadores fizeram uma tarde de lançamento na Quanta neste sábado, dia 15 de Maio (a revista custa R$ 3,00), e quem quiser saber mais sobre este trabalho, mande um email para marcela.godoy@uol.com.br ou para thiagocruz2003@yahoo.com.br .

(...) *apenas o trecho relativo á resenha de Sete Segundos de Eternidade fora colhida do site. Para ler o post na íntegra, clique sobre o link no cabeçalho do artigo.


BLOG "O DIVULGADOR"
16/04/2008

SETE SEGUNDOS DE ETERNIDADE

Tem hq's que surpreendem a gente.Quando recebi a hq SETE SEGUNDOS DE
ETERNIDADE,não sabia o que esperar.Mas,como sou fascinado por descobrir
coisas novas,li,com muito gosto.E qual não foi munha surpresa com a
história!
Primeiro,o que chama a tenção,é a maravilhosa arte de Thiago Cruz.Um
estilo bem diferenciado,com personagem desenhados com poucas linhas ,e
cheio de ângulos,lembra um pouco Daniel Torres,e o estilo "linhas claras"
belga,mas com personalidade própria.O tipo de arte que deixa uma hq
com clima diferenciado por sí só. Mas o que mais me conquistou foi a história.Escrita por Marcela Godoy (tradutora e adaptadora de hq's pra várias editoras),a história fala
sobre física quântica (!).O que,à primeira vista,pode soar estranho,ou fazer o leitor achar que se trata de uma hq didática,na verdade é uma história até bem simples de se compreender.Marcela se mostra uma profissional competentìssima,ao elabortar uma hq que apresenta um tema aparentemente difícil,mas bem conduzida,de modo que o leitor não precisa saber nada sobre essa disciplina para entender a história.Ela explica tudo muito bem,e de forma simples.Mas, o mais importante,é a história,que é conduzida de forma à deixar o leitor curioso em saber os “porquês”,e o que está acontecendo. Taí um exemplo pra outras mulheres que querem produzir quadrinhos.
Eu já virei fã dela.Leia ,e se torne fã,também. A revista foi produzida em 2004,então,pra saber se ainda há exemplares disponíveis,entre em contato com marcela.godoy@uol.com.br thiagocruz2003@yahoo.com.br
Escrito por Lexy Soares às 10h00